Conheça o Max EPR: o economizador de combustível

Equipamento desenvolvido em Uberlândia garante até 20% de economia e ainda aumenta a potência do carro

Audi A3 Sedan: a Garagem do Calfat testou!

Modelo alemão traz luxo, conforto e estabilidade

Roubaram seu carro? Peça o IPVA de volta

Restituição está disponível em praticamente todos os estados brasileiros

Meu pneu furou! E agora?

Aprenda como trocá-lo de forma rápida e prática

Conheça os 10 carros que mais gastam combustível

Garagem do Calfat listou os veículos mais beberrões à venda no Brasil

Mostrando postagens com marcador Lançamentos Carros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Lançamentos Carros. Mostrar todas as postagens

25 de mar. de 2014

Test-drive: Volkswagen Up!

Fotos: Divulgação



Fala galera!

O “pequenininho” da Volkswagen já está dando o que falar. O Up! é a grande aposta da montadora para o mercado brasileiro em 2014. Ele é super compacto, mas nem por isso deixa de lado itens como conforto e, principalmente, segurança. “Principalmente” porque o modelo recebeu cinco estrelas em uma pesquisa feita pela Latin NCAP, uma organização que testa a segurança de carros ao redor do mundo. Conseguir isso é muito difícil!

O Up! ainda foi considerado o carro mais econômico do mercado, segundo o Inmetro. Até aqui os títulos dados ao novo modelo impressionam. Mas e na prática, como é realmente o veículo? E como ele se comporta? Vale a pena comprá-lo?

Bom, vamos ao que interessa. O Up! tem motor flex 1.0 de 82 cavalos de potência com etanol e 75 cavalos com gasolina. 



A transmissão é manual, de cinco velocidades. Entre os itens de série, estão: airbags frontais, freios ABS, rodas de 13” para o modelo de entrada (para outras versões as rodas são de 14” ou até 15”), porta-malas de 285 litros bipartido (permite dividir o compartimento em dois espaços independentes), limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e banco do motorista com ajuste de altura. Itens como ar-condicionado, direção elétrica, CD player com Bluetooth, travas e vidros elétricos são opcionais na versão de entrada.

Por foto o carro parece pequeno. Pessoalmente é possível confirmar, sem dúvidas, que ele é pequeno. Com 3,60m de comprimento e entre-eixos de 2,42m, ele tem espaço interno razoável. O padrão estético tem linhas simples e retas, com destaque para a frente “alegre” e a traseira mais conservadora, com lanternas verticais.

Por dentro, os materiais e o acabamento são de boa qualidade. Gostei muito dos bancos dianteiros com encosto de cabeça integrado, o que remete a bancos de carros de corrida. Eles acomodam muito bem o corpo. Inicialmente o carro pode até parecer simples, mas basta conhecer um pouco mais o modelo para notar que tudo é muito bem feito.

Test-drive

A convite da concessionária Saga Autominas, a Garagem do Calfat testou a versão Red Up!, com a lista completa de equipamentos. Para começar, destaco a tela de GPS bem no centro do painel, que traz informações sobre localização e comportamento do veículo. Com 1,80m de altura, não tive dificuldade em me adaptar aos bancos e ao espaço interno. A dirigibilidade é boa, com sensação de estar “acima” dos outros veículos. 



Apesar de 1.0, o motor é mais potente que alguns 1.4 do mercado, o que dá força nas saídas e segurança nas retomadas. A direção elétrica facilita muito as manobras e como o carro é pequeno, fica fácil estacioná-lo em qualquer vaga. 

O Up! é bem interessante e certamente vale a pena conhecê-lo. As versões começam em R$ 26,9 mil e vão até R$ 39,3 mil, no modelo mais completo.




E aí, gostou? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande seu comentário!

Um abraço e até o próximo post!

13 de mar. de 2014

Nova Range Rover Evoque tem câmbio de 9 marchas

Nova versão tem motor turbo de 240 cavalos e parte de R$ 192 mil

Fotos: Divulgação

Fala galera!

Imagine um veículo que tem motor 2.0 turbo de 240 cavalos e ainda uma transmissão automática de 9 velocidades. Parece muito? Pois estas são as características da nova Range Rover Evoque, da montadora Land Rover. O lançamento foi anunciado pelos ingleses nesta quinta-feira (13) e deve chegar ao Brasil em sete opções a partir de segunda-feira (17).

Os preços partem de R$ 192 mil para o modelo mais "simples" e vai até R$ 281,7 mil para o mais "completo". Simples e completo aparecem entre aspas porque um veículo como este já é extremamente completo, com sistema Start-Stop (que desliga o carro automaticamente quando o motorista para em um semáforo, por exemplo), rodas esportivas, ar-condicionado automático com sensor de qualidade, paddle shift e 17 botões de comando no volante, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos, escamoteáveis e com memória, sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, bancos em couro com ajustes elétricos e memória e tela touchscreen de 8 polegadas. 


A nova tecnologia de troca de marchas foi desenvolvida na Alemanha pela empresa ZF. O sistema permite uma economia de combustível de 4% sem usar o sistema Start-Stop e até 11% com ele. Os desenvolvedores também garantem trocas ainda mais precisas, redução de ruídos e melhor resposta nas acelerações.

Outras novidades
A Land Rover traz, também, no novo modelo Evoque uma tecnologia chamada "Controle de Cruzeiro Adaptativo", ou  ACC, com o chamado Queue Assist, que é um sistema  que reduz a velocidade do carro de forma automática quando existe um outro veículo mais lento na frente. E acelera novamente quando a pista está livre, mantendo a velocidade previamente programada pelo condutor.

Park Assist: estacione sem esforços
O sistema Park Assist não é novidade, e já está presente em vários modelos vendidos no mercado brasileiro. Na nova Range Rover a tecnologia foi aprimorada pela montadora e agora permite estacionamento, também, em vagas a 90º. Basta alinhar o veículo, acionar o sistema, que faz a leitura da vaga, e pronto! É só o condutor controlar a velocidade do carro com o freio (para não ir muito rápido!) e tirar as mãos do volante, que a baliza é feita "sozinha". Simples, não?


Confira os preços da nova Range Rover:


Pure Tech Pack (5 Portas) - R$ 192 mil
Dynamic (5 Portas) - R$ 227,2 mil
Prestige (5 Portas) - R$ 219,1 mil
Prestige Tech Pack (5 Portas) - R$ 271,9 mil
Dynamic Tech Pack (5 Portas) - R$ 277,9 mil
Pure Tech Pack (Coupé) - R$ 195,8 mil
Dynamic Tech Pack (Coupé) - R$ 281,7 mil

E aí, o que acharam?

Um abraço e até o próximo post!

5 de mar. de 2014

Novo Fiat Linea chega em abril

Versão 2015 traz mudanças no interior, nova grade dianteira e frisos cromados

Fotos: Divulgação 


Fala galera!

A nova versão do Fiat Linea chega às concessionárias em abril deste ano e traz motor 1.8 16V de 132 cavalos com etanol e 18,4/18,9 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual ou automatizado, ambos de cinco velocidades.

Os preços ainda não foram divulgados pela montadora, mas já dá para ter uma ideia fazendo um comparativo do modelo atual do carro, que tem versões a partir de R$ 54,7 mil. O modelo mais completo começa em R$ 65,3 mil. 



Na lista de equipamentos, estão ar-condicionado digital, piloto automático e comandos do rádio no volante. Como opcionais, estão airbags laterais dianteiros, Blue & Me - navegador no painel de instrumentos e volante em couro com comandos do rádio e do telefone - sistema de som com subwoofer e kit com retrovisor interno eletrocrômico, sensor crepuscular e sensor de chuva.

E aí, o que acharam?

Um abraço e até o próximo post!

2 de mar. de 2014

Test-drive: Audi A3 Sedan

Modelo da montadora alemã traz luxo e estabilidade
Fotos: Marcelo Calfat
Fala galera!

Quem não gosta de uma novidade? Pois então, a Audi traz para o mercado uma super novidade, que já tem dado e muito o que falar. É o Audi A3 Sedan, que chega para ocupar um nicho de mercado no qual montadora alemã ainda não se posicionava: o de sedans médios. 

Bom, a convite da concessionária Audi Center, de Uberlândia, a Garagem do Calfat testou o novo modelo. Foram cerca de 100 quilômetros rodados em percurso urbano e rodoviário em um dia de teste. Confesso que o tempo disponibilizado foi muito curto para testar todas as funcionalidades do carro, mas já deu para ter uma ideia do que a máquina é capaz de render.

Impressões


Logo de cara o visual externo do A3 Sedan impressiona. São linhas agressivas, bem definidas e com padrão estético interessante. 

Para quem esperava receber um cartão para ligar o carro pelo botão Start/Stop, digo que fiquei um pouco surpreso ao ver que apesar de super moderno em alguns aspectos, o novo modelo traz uma chave canivete. Mas tudo bem. Dentro, as saídas de ar que imitam turbinas de avião dão um ar ousado ao carro. 

O painel tem excelente acabamento, assim como todo o habitáculo. Os bancos são em couro sintético e há saídas de ar-condicionado exclusivas para os ocupantes traseiros. Show!



Interior do carro

Dentro do carro me senti muito confortável. Com poucos ajustes elétricos no banco – inclusive usando um “plus” que amplia o tamanho do banco na parte da frente – e correções no ângulo de visão dos retrovisores ficou tudo pronto para o teste. 


Depois de ajustar o cinto de segurança, a primeira coisa que fiz antes de sair da concessionária foi abrir o amplo teto solar, para curtir um pouco mais a paisagem. Ao girar a chave uma tela de 8,5 polegadas do sistema multimídia surge de dentro do painel. 

É possível guardá-la sem interromper o funcionamento do som, basta apertar um botão no painel. Falando do sistema de som, o A3 traz entrada para cartão SD e leitor de CD – ficam “escondidos” dentro do porta-luvas. Embora tenha a tela no painel, não é possível rodar DVD. 

Segundo a Audi, dentro do apoio de braços existe uma saída chamada Audi Music Interface (AMI) onde é possível conectar o iPod ou iPhone ou ainda um pendrive, e controlar o conteúdo de mídia pela tela no painel. Muito bom!!

Ainda falando do sistema multimídia, a Audi está de parabéns pelo comando central em forma de círculo e, principalmente, pelos atalhos “NAV” (embora não tenha GPS instalado), “TEL”, “RADIO” e “MEDIA”. Facilita demais o manuseio ao dirigir e os botões são extremamente intuitivos. 


É possível, também, configurar os botões do volante, para acessar o sistema de som.

Com o carro ligado, me esforcei para ouvir o barulho do motor, que é extremamente silencioso. Mesmo em aceleração e com os vidros abertos, o barulho é mínimo. Muito bom!


Configurações de condução

Bom, é possível configurar o comportamento do carro de acordo com a preferência do condutor. São cinco modos de dirigir: Efficiency (que otimiza o veículo para reduzir os gastos com combustível), Comfort (que deixa o carro mais confortável, com suspensão e direção mais leves – ideal para a cidade).


A Auto (que define os itens automaticamente), Dynamic (que deixa o veículo mais agressivo e robusto, abusando das rotações nas trocas automáticas de marcha – amplia o desempenho e aumenta o consumo) e Individual (que permite personalizar – uma configuração que achei bacana foi a suspensão e engrenagem do modo Dynamic e a direção leve do modo Comfort).

Motor

O motor inédito 1.8 TSFI de 180 cavalos responde rápido nas retomadas e é eficiente nas saídas. Segundo a Audi, a velocidade máxima é de 235 km/h. A segurança é incrível, o que causa percepção de estar “rodando devagar” mesmo a altas velocidades. 


A direção com assistência elétrica fica propositalmente “pesada”, para evitar mudanças bruscas indesejadas. Na cidade, o sistema Start/Stop desliga o motor automaticamente para economizar combustível ao parar em um semáforo, por exemplo. 

Para ligá-lo, basta tirar o pé do freio. Há quem diga que este sistema enche um pouco a paciência, pois o carro liga, desliga, liga, desliga. Mas não se preocupe, se quiser desabilitar esta configuração é só apertar o botão “A-OFF” no painel.

Considerações

Para finalizar, posso dizer que o teste me agradou, apesar de faltarem: sensor de estacionamento e câmera de ré – para um carro deste nível, poderiam vir de fábrica. Veículo seguro, com excelente acabamento e motor potente e ainda por cima bem confortável. 


Além disso, o A3 Sedan chegou ao mercado brasileiro por R$ 116,4 mil, preço 22,4% menor que os R$ 150 mil do principal concorrente, o Mercedes-Benz CLA. 

Mas, a partir deste mês, o modelo sobe para R$ 126 mil. A versão é importada da Hungria e em 2015 deverá começar a ser produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR).


Itens de série:

Alavanca de câmbio em couro, apoio lombar de quatro vias, ar-condicionado automático dual-zone, rodas de 17 polegadas, airbags frontais, de joelho e laterais, controle eletrônico de estabilidade, faróis bi-xênonio com ajuste automático de altura, faróis de neblina, limpador dos faróis, sistema Start/Stop, sensor de luz e chuva, teto solar elétrico panorâmico, volante esportivo multifuncional em couro e com paddle shift.

Confira outras fotos do novo A3 Sedan
















E aí, gostou? Me escreva: editor@garagemdocalfat.com.br e mande seu comentário!

Um abraço e até o próximo post!

10 de fev. de 2014

Vídeo: Volkswagen Up!

Foto: Divulgação


Fala galera!

Já mostramos aqui na Garagem do Calfat todos os detalhes do Up!, o lançamento da Volkswagen. Além de conferir em texto o que a novidade da marca alemã oferece, que tal ver o vídeo do modelo?

As imagens e narração foram divulgadas pela própria montadora. 





 E aí, o que achou?

Um abraço e até o próximo post!

1 de fev. de 2014

Audi A3 Sedan: conforto e ambição da montadora!

Fala galera!

Quando se fala em ambição, geralmente pensamos em ascensão profissional certo? Bom, neste caso vou falar de uma meta ambiciosa não individual, mas corporativa. É o objetivo da Audi de passar de 7 mil unidades vendidas do Audi A3 por ano no Brasil para 30 mil nos próximos cinco anos. Um salto de 328,5%. É ou não é ambição? Mas no bom sentido, claro. 

Em breve confira a matéria completa com o test-drive do novo A3 Sedan!
Fotos: Divulgação

Bom, para isso a montadora alemã está fazendo por onde, agregando valor (como diz nosso amigo Rei do Camarote) a um modelo que já é sucesso de vendas por aqui, o Audi A3 hatch. A aposta, agora, dos engenheiros é a versão sedan, que chega este ano ao país.

Bom, vamos ao que interessa. O modelo, que atualmente é importado da Hungria, será produzido em terras brasileiras a partir de 2015. O carro tem motor  motor 1.8 TFSI de 180 cavalos de potência e ainda 25,5 kgfm de torque. Esse propulsor é inédito, ainda não tinha sido usado em outros modelos da marca. 

O câmbio tem embreagem dupla e sete velocidades, com troca sequencial por meio de paddle shifts (borboletas) no volante ou da alavanca normal. Na lista de equipamentos de série, estão freios ABS, airbag duplo, laterais e de joelho, controle de estabilidade, sistema multimídia, ar-condicionado digital com duas zonas, teto solar, revestimento de couro sintético, farois bixenônio e sistema start stop (liga e desliga o motor automaticamente nas paradas do carro). Sensor de estacionamento não faz parte da lista. 



Se o proprietário quiser adicionar uma central multimídia com GPS, terá que desembolsar incríveis R$ 9,9 mil! Daí o jeito vai ser chamar o Rei do Camarote pra dar uma força!

A boa notícia é que a versão chega ao país pelo preço promocional de R$ 116,4 mil, valor R$ 30 mil menor que o concorrente direto, que é o Mercedes-Benz CLA. Só que o consumidor daqui precisa literalmente "correr" até uma concessionária, pois a partir do último dia de fevereiro o A3 passará a custar R$ 126 mil.



E aí, o que acharam? Eu particularmente gostei, acho que é mais uma opção para o consumidor, embora pense que o A3 Sedan segue o padrão tradicional e conservador da Audi, com discrição estética dentro e fora do veículo.

Um abraço e até o próximo post!

29 de jan. de 2014

Volkswagen Up!: seria o novo Fusca do mercado?

Fala galera!

A posição de carro mais barato da Volkswagen, ocupada pelo Fusca durante muitos anos, agora tem um novo dono. É o Up! (com exclamação mesmo!). O modelo já vinha sendo anunciado há algum tempo pela montadora, mas só agora a VW finalmente divulgou todos os detalhes do lançamento.

Foto: Divulgação
Modelo chega ao mercado em quatro versões



Bom, vamos ao que interessa. O Up! chega ao Brasil a partir de fevereiro em quatro versões, todas com motor 1.0 de 82 cavalos. São cinco marchas em câmbio manual e velocidade máxima de 165 km/h. 

Todas têm, além dos itens obrigatórios freios ABS e airbag duplo, para motorista e carona, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador – sistema que, em caso de colisão, altera a tensão do cinto para que ele não trave com muita força nem fique frouxo – e fixação de cadeirinhas para crianças com o sistema Isofix, que permite um engate rápido. 

Para o Up!, a Volkswagen desenvolveu uma linha especial de cadeirinhas, que serão vendidas nas concessionárias.

Fonte: Divulgação
Novo Up! começa em R$ 26,9 mil



A diferença de cada versões são os opcionais. A Volkswagen informa que o Up! vai de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos com gasolina e em 12,4 segundos com etanol. Segundo o Inmetro, o modelo tem médias baixas de consumo: com etanol, faz 9,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada.

Vamos às versões?

Take Up!

A versão de entrada Take Up! tem painel apenas com velocímetro, sem conta-giros. Tem regulagem de altura do banco do motorista, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço de 13 polegadas, com calotas. 

Move Up! 

Os itens da versão de entrada são acrescidos de conta-giros, computador de bordo com 10 funções, rodas de 14 polegadas com calotas e maçanetas na cor do carro.

High-up!

O pacote de itens de série na versão High-up! é um pouco mais completa. O modelo vem com direção elétrica, sensor de estacionamento, faróis de neblina, alarme remoto e chave do tipo canivete. As rodas são de liga leve de 15 polegadas e o painel central é colorido, de acordo com a cor do carro.

White-Red-Black-Up!

Essas são as versões top de linha. "Versões" porque são três diferentes forma de personalizar o Up!, nas cores branco, vermelho e preto. O modelo vem com todos os itens de série, exceto o sistema de entretenimento "maps and more" e o revestimento em couro sintético nos bancos.
Foto: Divulgação
Carro traz rodas de 13 e 14 polegadas




Confira todos os preços do Up!

Take Up! 2 portas - R$ 26,9 mil
Take Up! 4 portas - R$ 28,9 mil
Move Up! 2 portas - R$ 28,3 mil
Move Up! 4 portas - R$ 30,3 mil
High Up! - R$ 34,9 mil
Black Up!, Red Up!, White Up! - R$ 39,3 mil

E aí, o que acharam? Eu gostei! Carrinho bacana, com visual bonito e simples. Tem tudo para emplacar!

Um abraço e até o próximo post!

21 de jan. de 2014

Mustang 2015: mais robusto e vendido no Brasil

Fala galera!

O mercado dos muscle cars está ganhando ainda mais novidades para 2014! E um modelo que está dando o que falar no Salão de Detroit, que acontece nos Estados Unidos, é o novo Ford Mustang. O carro ficou ainda mais bonito, mais robusto e tem previsão da montadora para chegar ao Brasil. O Camaro que se cuide!

Olha essa nova frente!
Fonte: Divulgação
Versão deverá ser lançada no Brasil, mas ainda não tem previsão de data


Já são 50 anos de história do carro que é considerado um verdadeiro ícone para a indústria automobilística norte-americana. Com estética redesenhada, mas mantendo a essência da penúltima versão, o Mustang chega com três opções de motores. 

O primeiro é um 2.3 Ecoboost turbo com injeção direta de combustível e 309 cavalos de potência. O segundo é um V6 de 3.7 litros de 304 cv. Já o top de linha é o incrível V8 5.0 de 425 cv com 54 kgfm de torque. 

Em todas as versões, é possível optar por câmbio manual ou automático. A ideia é criar um Mustang global, já que o modelo será vendido na América do Norte, Europa, Ásia e logo logo deve rodar, vendido pela montadora, também pela América do Sul.

Vendas no Brasil

Com o lançamento oficial do novo Mustang, a Ford anunciou que tem a pretensão de ampliar o mercado do modelo, que será vendido em aproximadamente 100 países. No Brasil, o carro deve chegar nas versões mais completas, mas a data que o desembarque deve acontecer ainda não foi confirmada. 
Foto: Divulgação
Interior da versão 2015 continua bastante luxuoso, seguindo a tendência da linha
A expectativa é de que ocorra ainda no primeiro semestre. Os valores também não foram revelados, mas dá para se ter uma ideia, analisando o preço do principal concorrente por aqui, o Chevrolet Camaro SS, que é vendido por R$ 213 mil.

Só em 2013, foram emplacados 1,1 mil Camaros no Brasil. Será que o Mustang ultrapassa isso? Pode ser que sim!
Fonte: Divulgação
Traseira segue o padrão das outras versões


A briga vai ser boa! E quem ganha com isso é, principalmente, o consumidor brasileiro.

Olha que vídeo bacana sobre o novo carrão.
Fonte: Autogefühl

E aí, o que acharam?

Um abraço e até o próximo post!

14 de jan. de 2014

GM inova e apresenta Corvette Z06 Stingray

Fala galera!

O Corvette ficou literalmente fenomenal! A GM acertou a mão em cheio no novo modelo, denominado Z06 Stingray, que acaba de ser lançado oficialmente no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Tem também uma versão superesportiva, chamada de Z07.

O sucesso está tão grande que uma galera tem entrado em contato comigo pelas redes sociais e por e-mail pedindo um post sobre o Corvette.

Dá uma olhada em como ficou o carro:
Foto: Divulgação
Modelo tem versões de 466 cv a 625 cv de potência



Agora, quer saber exatamente o que eu achei desta máquina? Tudo mesmo? Leia a próxima edição da Revista Cult, onde escrevo detalhe por detalhe do novo carrão. O lançamento é quinta-feira (31)!

Aguarde!

Um abraço e até o próximo post!

21 de nov. de 2013

Chevrolet Colorado 2015

Fala galera!

O ano de 2014 nem chegou, mas já tem montadora lançando modelo 2015! E a Chevrolet foi uma das marcas que se adiantaram (até no calendário!) e mostraram ao mercado uma das principais novidades da linha no segmento de picapes. É a nova Colorado, apresentada nesta quarta-feira (20) no Salão de Los Angeles. 


Novo modelo terá duas opções de motor

O modelo lembra muito a S10 que roda por aqui e vai trazer duas versões de motores. Uma 2.5, de 4 cilindros e 196 cavalos de potência e outro 3.6 V6, de 306 cavalos. As duas verões têm transmissão automática de seis marchas. Em 2015, a picape vai ganha o mesmo bloco 2.8 turbodiesel Duramax que equipada a S10 brasileira, de 200 cv.



Interior traz detalhes trabalhados

A expectativa é de que o novo carrão passe a rodar nos Estados Unidos a partir do começo do ano que vem. Mas, para o Brasil, a Chevrolet ainda não cogita trazer a Colorado.


Tamanho da Colorado impressiona
Pena que não vem para o Brasil, porque é uma picape bonita e com visual robusto. Mas iria concorrer diretamente com a S10. Daí não, né?

Um abraço e até o próximo post!

7 de nov. de 2013

BMW 320i: o primeiro turbo flex do mundo!

Fala galera!

Desculpem pela ausência nestes dias, mas a correria não me deu brechas para trabalhar os posts aqui no blog da forma que gosto. Por isso a página acabou ficando sem atualização. Mas garanto que boas novidades vêm por aí no segmento automotivo de Uberlândia! Só não posso contar ainda o que é! Mas tenho certeza que vocês vão gostar!!!

Bom, vamos ao que interessa. Tenho recebido muitas sugestões por e-mail e uma delas me chamou bastante a atenção. É a nova BMW Série 3, que deve chegar ao Brasil em dezembro deste ano. 

Modelo será importado da Europa e em 2015 começará a ser produzido no Brasil

A grande novidade fica por conta da versão 320i. A máquina nesta configuração vai trazer um motor 1.8 turbo de quatro cilindros com 186 cavalos de potência. O câmbio será automático, de oito velocidades.

Só que a novidade não é a força do propulsor, mas o combustível que vai queimar para os pistões se movimentarem. Ou melhor, “os combustíveis”. Isso mesmo: “os”. 

O modelo alemão vai trazer um propulsor ActiveFlex, que funcionará com etanol e gasolina em qualquer proporção. Este será o primeiro carro turbo produzido em série no mundo que vai funcionar com dois tipos de combustível. Bacana, não?

O novo Série 3 já começou a ser vendido em regime de pré-venda em três versões: a de entrada chega por R$ 129.950, a intermediária, denominada "GP", vem por R$ 143.950 e a top de linha, que traz o nome "Sport GP" será comercializada por R$ 154.950. 

Os modelos fazem parte da linha 2014 da Série 3, que ainda conta com o 328i - vendido por R$ 186.950 a R$ 196.950 - e o 335i, disponível por R$ 289.950. Estes dois contam com motor somente à gasolina, nada de flex por enquanto.

Motor flex é a grande novidade da versão
O novo modelo chega para celebrar o bom momento da montadora alemã no Brasil. O anúncio oficial, previsto para o último mês de 2013, será junto do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de Araquari (SC) – se você leu “Araguari”, me desculpe, a indústria fica a quase 1,2 mil km da nossa querida vizinha – que deve começar a produzir 32 mil veículos/ano em 2015. E é lá que o Série 3 deverá ser produzido. Por enquanto, o modelo vem importado da Europa.

A abertura do nicho de mercado flex do novo BMW deve inserir outros modelos da montadora no segmento “etanol/gasolina”, como o X1 e o Série 1, além ainda do Mini Cooper. 

Bem pensado! Agora falta só o etanol baixar de preço pra compensar mesmo!

Um abraço e até o próximo post!